ALAN SCOTT



Há muitos milhões de anos atrás, os Guardiões do Universo reuniram toda a magia aleatória do universo num aglomerado denominado Coração Estelar, que possuía consciência e mente própria e fora dividido em diversos fragmentos. Enquanto a grandeza da Grécia desaparecia ante a glória emergente de Roma, um deles caiu na Terra numa noite no ano 1 d.C. , nas montanhas tibetanas. Fora encontrado no ano 650, na China, por Jong-Li , o primeiro portador de um anel do setor terrestre de que se tem notícia. Mais tarde, um escultor chinês esculpiu no minério esmeralda, uma antiga lâmpada chinesa.

Fora preservada durante os séculos, até chegar aos Estados Unidos no séc. XX, na década de 1930, trazida por 3 aventureiros que a furtaram de piratas chineses. A mesma fora deixada em Gotham, onde um dos criminosos locais remodelou a lâmpada chinesa num archote ferroviário. Graças à ação da energia do Coração Estelar nela contida, a loucura do detento fora curada. Anos depois, a lanterna reaparece num transporte ferroviário.

Alan Scott era um engenheiro executivo que em 1939, envolveu-se num terrível acidente ferroviário causado por sabotagem, onde todos os passageiros morreram; apenas ele escapou com vida. Tudo porque neste trem, estava à bordo a antiga lanterna ferroviária de guarda-freios de cor verde. Alan encontrou a misteriosa lanterna, momentos antes do acidente, que começou a emitir luz esverdeada e de dentro, uma entidade começou a falar com ele, explicando sobre sua missão como Lanterna Verde. Ele também foi orientado a fazer um anel com uma peça do artefato, passando a adquirir poderes mágicos. Só necessitava de ser recarregado a cada 24 horas na bateria da lanterna. Este anel teria apenas 2 pontos fracos: a possível falta de força de vontade de Scott e ação contra madeira.

Conseguiu levar todos os responsáveis pela sabotagem à justiça, graças aos poderes do anel. Em seus primeiros anos de combate, limitava-se a combater os criminosos da época com a "ajuda" de Doiby Dickles, um humano normal, taxista,que adorava bater nos criminosos pegos pelo Lanterna. Alan lutou ao lado de outros super-heróis da década de 40 no grupamento da Sociedade da Justiça da América. Um de seus principais inimigos fora a vilã Arlequim, que recebera seus poderes dos Caçadores Cósmicos a fim de eliminá-lo. Contudo, a jovem Molly Maynne, veio a apaixonar-se por ele e  tornaria-se  futuramente, sua esposa.

Ao agir, recitava um juramento, que servia como emblema para sua atuação: "Eu derramarei a minha luz sobre o sombrio mal, pois os habitantes das trevas não podem suportar a luz, a luz do Lanterna Verde!"

Apesar de atuar intensamente a partir dos anos 40, Scott nunca fora um Lanterna Verde defensor oficial do setor 2814. Este cargo, na época de Scott, pertencia a Abin Sur, do planeta Ungara, e o poder do anel que Scott detinha pertencia originalmente a  Yalan Gur que era o Lanterna do setor 2814 há 2 mil anos atrás.

Possuía poderes  especiais conferidos pela energia do anel, tais como a habilidade de acessar a 4ª dimensão, podendo atravessar o mais sólido aço e a capacidade de não envelhecer, graças ao poder do Coração Estelar internalizado nele mesmo.

Casou-se com Rose Canton, sem saber que ela era na realidade a vilã Espinho. Após a lua-de-mel, Ela abandona Alan e sai de cena. Ao final do período de gravidez, ela dá à luz gêmeos e os entrega para adoção. Em seguida comete suicídio. Seus nomes são Jenny-Linn e Todd. Ela sendo criada numa boa família e ele sendo criado por James Rice, que o maltratava e espancava.  Eles desenvolveram poderes e tornaram-se heróis, conhecidos respectivamente por JADE e MANTO NEGRO. Este último chegou a ser dominado pela escuridão e quase matou o próprio pai biológico, após matar o pai adotivo sob controle maligno. Fora libertado por Scott, com o uso da energia da Chama Verde.

Em determinado período de sua época, foi convocado junto com diversos outros super-heróis, pelo ser conhecido como MONITOR para tomar parte da chamada "Crise nas Infinitas Terras", numa época futurista centralizada no ano terrestre de 1987.

Na época em que Hal Jordan converteu-se em Parallax, ocorrências estranhas levaram Scott seguir junto com um grupo de diversos heróis, sob o comando do então ex-Lanterna Verde Guy Gardner, até OA, para descobrirem o que estava acontecendo. Todos foram pegos numa cilada planejada por Jordan, para deter seus perseguidores.

Em seguida, durante a saga denominada "Zero Hora", desistiu de atuar como Lanterna, para ficar junto de seus companheiros da Sociedade da Justiça que sobreviveram e entregou seu anel original a Kyle Rayner, mas continuou com os mesmos poderes latentes, graças à energia do Coração Estelar. Passou então a denominar-se SENTINELA e estabeleceu residência em Gotham City, não se prendendo, contudo, à cidade, ao contrário de  outro ilustre residente dela, Batman . 

Já no início deste novo século, durante a saga "Príncipes das Trevas", da Sociedade da Justiça da América, Scott teve o Coração Estelar arrancado de si pelo vilão Mordru e começou um rápido processo de envelhecimento chegando perto da morte, sendo mantido vivo apenas por um poder residual compartilhado por sua filha Jade. Na batalha contra Manto Negro, filho de Scott que enlouquecera com o poder do mal, Jay Garryck  o JOEL CICLONE, encontra o Coração Estelar caído no chão, pois fora extraído de Mordru quando o mesmo fora aprisionado pelo gênio  RELÂMPAGO, e arremessa-o para Alan, que estava a um minuto da morte, e este o converte na forma de seu antigo anel, tendo sua vitalidade e poderes restabelecidos instantaneamente. A partir daí, Scott assume novamente, em definitivo, a identidade original do Lanterna Verde da Era de Ouro!

Durante a saga da CRISE INFINITA, teve de enfrentar a dura realidade da morte de sua filha JADE, recebendo uma descarga massiva de energia negativa de Alexander Luthor, da antiga Terra- 3. Contudo a essência do poder dela foi absorvida por Kyle Rayner, ocasião em que o mesmo converteu-se em ÍON e compartilhou um pouco deste poder com Scott.